SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Social representations of health during the treatment of leukemia and lymphoma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

VITORIA, Florbela; ALMEIDA, Leandro S.  and  PRIMI, Ricardo. Unidimensionalidade em testes psicológicos: conceito, estratégias e dificuldades na sua avaliação. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.01-07. ISSN 1676-7314.

Os modelos mais comuns de TRI pressupõem que o conjunto de itens que compõem o teste mede apenas um fator ou construto, ou seja, que o teste em questão seja unidimensional. Dois tipos de questões, e desde logo dificuldades, se colocam neste ponto: (1) a primeira é que, por exemplo, aspectos cognitivos e de personalidade podem interferir com a resposta ao teste, em conjunto com a variável que de fato se pretendia medir, pondo assim em causa a sua unidimensionalidade; (2) outro aspecto, tem a ver o fato da determinação da unidimensionalidade não ter critérios empíricos consensuais, sendo assumida sobretudo como uma questão de grau. Pretendemos neste artigo fazer uma revisão das principais definições do conceito e métodos de avaliação.

Keywords : Unidimensionalidade; Construção de testes; Psicometria; Análise factorial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )