SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Brazilian validation of the nonverbal intelligence test SON-R 2½-7[a]Higher education self-effi cacy and experiences of regular and affi rmative action university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

SHIMADA, Milena  and  MELO-SILVA, Lucy Leal. Interesses profissionais e papéis de gênero: escolhas femininas no BBT-Br. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.243-251. ISSN 1677-0471.

Gênero, nível educacional e situação socioeconômica são variáveis relevantes em investigações sobre escolha de carreira. Este estudo focaliza o gênero, objetivando avaliar interesses profissionais de participantes do sexo feminino. A amostra é constituída por 373 participantes, de 14 a 21 anos de idade, procedentes de escolas públicas (n = 94) e particulares (n = 279), atendidas em um Serviço de Orientação Profissional, que foram avaliadas por meio do BBT-Br. Os resultados evidenciaram interesses por atividades relacionadas à ajuda e ao cuidado com o outro (demonstrados pela elevada escolha dos radicais S e w do BBT-Br), características apontadas pela literatura como socialmente esperadas para o papel feminino. Já os radicais rejeitados se relacionam a aspectos de agressividade (K), bem como a ambientes profissionais caracterizados pela organização e racionalidade (v). Discute-se a importância de intervenções no campo da Orientação Profissional que ajam sobre os estereótipos de gênero, evitando a restrição de possibilidades no desenvolvimento de carreira.

Keywords : escolha da carreira; interesses; gênero; orientação profissional; Berufsbilder Test (BBT-Br).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )