SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Conjuring up the qualification of violence: justifications and practices of the resource of coercion in psychiatric hospitalizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.15 no.3 Belo Horizonte Dec. 2009

 

EDITORIAL

 

Sustentando sua linha editorial, baseada na abertura à pluralidade teórica e à diversidade das práticas "psi", em interlocução com outros campos do saber, este número de Psicologia em Revista agrupa artigos que recobrem conjuntos temáticos de vivo interesse e atualidade.

O primeiro texto, de Delphine Moreau, discute a questão do internamento forçado, em hospitais franceses, de pacientes psiquiátricos. O tema do confinamento é também abordado por Mhyrna Boechat e Virgínia Kastrupo, no contexto do sistema prisional brasileiro, por uma original experiência (uma oficina de leitura) junto a internos de uma prisão no Rio de Janeiro.

Seguem-se quatro estudos centrados, sob ângulos distintos, na questão da sexualidade. Maria de Fátima Alberto e colaboradores pesquisaram a percepção de adultos a respeito da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Janaína Fröner e Vera Ramires discutem a escuta de crianças que sofreram abuso sexual intrafamiliar, na ótica de profissionais da saúde e operadores do Direito. Nesse mesmo rumo, Maria Cristina Amazonas e colaboradores analisam a relação entre mães e filhas após a descoberta e denúncia do abuso sexual incestuoso sofrido pela criança. André Santos e Sheyla Fernandes buscam identificar, junto a sujeitos de orientação sexual homoafetiva, as formas de enfrentamento da discriminação.

Na área da educação escolar, Natália Dias e Cássia Bighetti investigaram as habilidades metafonológicas e o desenvolvimento de leitura em estudantes do ensino fundamental, enquanto Neyfsom Matias discute a implantação da educação escolar em tempo integral, no Brasil, na qual as atividades extracurriculares, esportivas, artísticas e culturais têm um lugar privilegiado.

Seguem-se dois estudos baseados na teoria psicanalítica. No primeiro, Antônio M. Teixeira aborda questões teóricas em torno da violência da representação; no segundo, Henrique Carneiro e Paula Pinto apresentam uma experiência realizada no curso de Psicopatologia Psicanalítica da Universidade de Fortaleza.

Os dois artigos finais referem-se, por meio de abordagens distintas, ao mundo do trabalho. De um lado, Igor Menezes e Antonio Virgílio discutem as bases sociológicas, antropológicas e psicológicas do comprometimento organizacional. De outro, Leny Sato relata experiências de campo, nas quais as relações entre o trabalho e a construção da subjetividade se entrelaçam ao sofrimento e a estratégias de resistência dos trabalhadores.

Julgamos que, ao abordar temas tão significativos e atuais, articulados em suas dimensões psíquicas, sociais e institucionais, Psicologia em Revista está, mais uma vez, oferecendo a seus leitores um rico material de discussão e de pesquisa.

 

A Comissão Editorial

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License