SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Subjectivity and the critical theory of society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.19 no.2 Belo Horizonte  2013

 

EDITORIAL

 

Caro leitor,

A produção científica encontra-se, necessariamente, vinculada à história, ou seja, toda ciência expressa problemas de sua época. Não poderia ser diferente com as Ciências Psicológicas. Assim, este número de Psicologia em Revista atualiza e confirma o engajamento histórico dos pesquisadores/autores.

O primeiro artigo, de Carlos Drawin, trabalha a categoria de subjetividade e revela a importância fundamental dessa noção para as Ciências Humanas e, especialmente, para a Psicologia. Na mesma trilha da reflexão teórica, apresentamos o texto Oswaldo França Neto, que busca compreender a função subversiva da noção de verdade em psicanálise. Leônia Teixeira e Jacqueline Moreira, também com base em uma reflexão no interior da teoria psicanalítica, visam a compreender o problema da alteridade no mito freudiano de Totem e Tabu. A psicanálise é a teoria de referência dos dois artigos seguintes, que pensam temas da clínica e analisa produções artísticas. O artigo de Eduardo Sullivan trabalha o complexo tema das crianças como objeto de gozo fálico do Outro. Gustavo Mano e Amadeu Weinmann localizam no filme o “Clube da Luta” a possibilidade de pensar a adolescência como um dos traços mais proeminentes dos modos de subjetivação contemporâneos.

Fundamentos na metodologia de pesquisa quantitativa, Rita Barros e José António Moreira trabalham o autoconceito global em estudantes do ensino superior em Portugal. O tema da dificuldade de aprendizagem é o objeto de estudo de Adriane Cenci e Fabiane Costas. As autoras, com base em Feuerstein e Vygotsky, estudam as dificuldades de aprendizagem em irmãos gêmeos. Daniela Giorgenon e Lucília Maria Sousa Romão, seguindo o aporte teórico da análise de discurso francesa, buscam desvelar o autoritário no discurso pedagógico.

Com base em dois casos clínicos, Maurício Neubern busca transcender dicotomias comuns no pensamento psicológico (como mente-corpo, indivíduo-social, real-imaginário), chegando a uma noção complexa dessa experiência. O artigo de Karla Rafaela Haack e Denise Falcke reflete sobre um tema atual, que é a infidelidade em relacionamentos amorosos mediados e não mediados pela Internet.

E, por fim, este número tem a honra de publicar o discurso do professor Patrus Ananias de Sousa proferido no evento comemorativo do centenário do professor Edgar da Mata-Machado.

A diversidade metodológica e teórica deste número convida o leitor para ampliar seus horizontes discursivos.

Boa leitura,

A Comissão Editorial.