SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The I and the Other in the Freudian myth of the foundation of cultureYou don't talk about Fight Club: dialogues on cinema and psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

SULLIVAN, Eduardo S.. As crianças como objeto de gozo fálico do Outro e o luto patológico. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.2, pp.203-213. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p203.

O mal-estar contemporâneo não deixa de atingir a clínica das crianças, constituindo um campo de ações nas quais as operações de constituição subjetiva são dificultadas. A elisão ou supressão do luto produz efeitos diferentes nas subjetividades. Como expressão dessa situação, analisamos de que forma o luto patológico materno, quando não tem sido subjetivado, produz efeitos na estruturação da criança. Afirmamos que essas condições da rejeição do não inscrito provocam sérias perturbações no devir subjetivo, originando diferentes pontos de interrupção com consequências variadas em cada uma delas. Analisamos neste artigo as crianças situadas como objeto do gozo fálico do Outro, derivado da fantasmática materna e das operações psíquicas que se encontram perturbadas por essa singular situação.

Keywords : Gozo fálico do Outro; Luto patológico; Maternidade; Fetichismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )