SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Drug-dependent women psychotherapeutic groups: gender issues involved in treatmentOtherness and rites in legal discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

BARROSO, Sabrina Martins  and  SILVA, Mônia Aparecida. Reforma Psiquiátrica Brasileira: o caminho da desinstitucionalização pelo olhar da historiografia. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.66-78. ISSN 1677-2970.

A lei da reforma psiquiátrica brasileira (Lei 10.216), também conhecida como Lei Paulo Delgado, foi promulgada em 2001. Entretanto, desde o final da década de 1970, mobilizações sociais e políticas impulsionaram o processo de desinstitucionalização psiquiátrica no Brasil, seguindo a influência de outros países, principalmente da Europa. Este artigo pretende retomar momentos importantes para a reforma psiquiátrica brasileira sob o enfoque da historiografia. São abordados fatos que influenciaram na mudança da legislação sobre saúde mental no Brasil e na participação de profissionais de saúde mental, familiares e pessoas com transtornos psiquiátricos no tratamento psiquiátrico. Conclui-se que o processo de reforma psiquiátrica brasileiro está ainda em andamento, enfrentando dificuldades e gerando questionamentos. Contudo, constitui um passo essencial para a garantia dos direitos humanos e a cidadania das pessoas com transtornos mentais.

Keywords : Reforma psiquiátrica; Legislação em saúde mental; Desinstitucionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )