SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Dynamic groups with children and the therapeutic effects of play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

MARTINS, Luciênia Libania Pinheiro; COIMBRA, Susana; FONTAINE, Anne Marie  and  BARRERA, Sylvia Domingos. Preditores de autoeficácia acadêmica em jovens portugueses e brasileiros cursando ensino profissional. Rev. SPAGESP [online]. 2018, vol.19, n.2, pp.6-22. ISSN 1677-2970.

Neste estudo, são explorados os preditores de autoeficácia acadêmica em estudantes do ensino profissional em Portugal e no Brasil, considerando como possíveis preditores variáveis sociodemográficas, de proteção externa e interna. Participaram do estudo 2783 estudantes, com médias de idades de 17,02 (Portugal) e 17,96 anos (Brasil), os quais responderam a questionários de autorrelato concernentes às variáveis estudadas. Através de análises de regressão foram observadas diferenças interculturais: variáveis relativas à proteção externa, como suporte geral e dos professores, desempenham papel mais importante na predição da autoeficácia dos jovens portugueses, enquanto recursos internos foram preditores mais importantes da autoeficácia no caso dos jovens brasileiros, nomeadamente a autoeficácia para os papéis de adulto e a percepção de capacidades e dificuldades.

Keywords : autoeficácia acadêmica; ensino profissional; juventude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License