SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Is the hospitalized child a risk factor for psychic illness of the family?: Quality of life of caregivers on a unity of general pediatricsThe MOEBIAN articulation between the clinic and the politics in the services of psicossocial attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

AMARAL, Adriana Viana et al. Qualidade de vida em mulheres mastectomizadas: as marcas de uma nova identidade impressa no corpo. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.2, pp.36-54. ISSN 2175-3547.

Vivenciar a mastectomia é reconstruir uma identidade. Investigar a qualidade de vida em mulheres mastectomizadas sem reconstrução de mama constitui o objetivo desse trabalho. Para isso, foram avaliadas 30 mulheres em tratamento no ambulatório de Quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió (SCMM), com idade entre 30 e 68 anos, utilizando os seguintes instrumentos: Entrevista Semi-dirigida; Escala de Reajustamento Social; Escala de Ansiedade e Depressão (HADS); e Questionário de Qualidade de Vida SF-36. Constatou-se que a idade, o estado civil, a escolaridade, o nível socioeconômico, a presença de depressão e de ansiedade e a probabilidade de adoecimento apresentaram relação significativa com o índice de qualidade de vida abaixo da média (48,14) apresentada pelo grupo estudado. Concluiu-se que o HADS pode ser utilizado para apontar questões relacionadas à qualidade de vida neste público, podendo substituir o SF-36 para resultados mais breves, uma vez que demonstrou efeitos coincidentes na prática hospitalar.

Keywords : Câncer de mama; Mastectomia; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )