SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Validity evidence of IDTP through the brazilian version of TIPISupport group for patients and families at the bone marrow transplantation unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

IGNACIO, Michele Gutierres; STORTI, Danielle de Campos; BENNUTE, Gláucia Rosana Guerra  and  LUCIA, Mara Cristina Souza de. Aspectos da sobrecarga em cuidadores de pacientes terminais por câncer: revisão de literatura. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp.24-46. ISSN 2175-3547.

Os cuidadores são pessoas envolvidas no atendimento das necessidades físicas, emocionais e sociais do paciente. O familiar designado como cuidador acaba por abdicar de sua vida em função do paciente enfrentando trabalho árduo, o que pode deixá-lo emocionalmente esgotado e fisicamente exausto, eclodindo na sobrecarga física, emocional e social. O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica, na qual foram levantados dados acerca dos aspectos da sobrecarga de cuidadores familiares de pacientes oncológicos terminais. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, Dedalus/Sibi, Scielo, APA e MedLine, no período entre 1998 e 2009. Foram identificados os seguintes tipos de sobrecarga: Mental, decorrente de Depressão (75%), ansiedade (20%), Distress (30%), e irritabilidade (15%); Física, decorrente de atendimento às necessidades básicas do paciente (15%) e ruptura na rotina do cuidador (55%); e Social, decorrente de conflitos no trabalho e dificuldades financeiras (45%). Em relação ao perfil do cuidador, 80% referem-se à prevalência de cuidadores do sexo feminino, 10% a perda da confiança, por parte do cuidador, nos cuidados despendidos no final da vida e 10% a inexperiência e dificuldade nos cuidados autoreferidos. O cuidador, neste momento de vulnerabilidade do paciente, revelou sofrimento decorrente da sobrecarga emocional, física e social, com expressivo predomínio de depressão, ruptura na rotina e dificuldades financeiras.

Keywords : Sobrecarga; Cuidadores; Paciente terminal; Câncer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )