SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Possibilities of lacanian psychoanalysis treatment facing terminality at a psychological urgency attendanceAttentional function in healthy aging with more than 12 years of education from São Paulo's community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

QUEIROZ, Anna Claudia M. de et al. Crenças alimentares em indivíduos que se submeteram à cirurgia bariátrica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp.75-95. ISSN 2175-3547.

Uma alternativa para solucionar o problema da obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica. As mudanças inerentes ao processo de emagrecer no pós-operatório são de extrema complexidade. As crenças alimentares são representações, com funções defensivas, que mediam o sujeito dos seus desejos e do mundo.Este trabalho tem como propósito realizar uma investigação do papel da mediação operado pelas crenças alimentares após a cirurgia bariátrica.O método utilizado foi o estudo transversal com a utilização da Escala de Crenças Alimentares (MFH) e questionário desenvolvido pelos pesquisadores contendo 35 itens. Foram incluídos 60 pacientes que haviam se submetido à cirurgia de “Fobi-Capela” há pelo menos seis meses. Analisando os resultados obtidos com a Escala MFH, constatamos a presença significativa de crenças alimentares após a cirurgia bariátrica. Concluímos que as mudanças impostas ao paciente depois da gastroplastia favorecem a adesão a um conjunto de crenças, sendo esta uma postura defensiva mediante a tantas transformações vividas.

Keywords : Crenças alimentares; Obesidade; Cirurgia bariátrica; Transtornos alimentares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )