SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Relationships between cognitive styles and vocational interests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

RASCOVAN, Sergio. Orientação vocacional: uma revisão crítica. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2004, vol.5, n.2, pp.1-10. ISSN 1984-7270.

Este artigo teórico parte do reconhecimento das dimensões subjetiva e social no campo vocacional. Inicialmente delineia a tensão entre a modalidade clínica e a psicotécnica como estratégias de abordagem aos problemas vocacionais. O objetivo a que pretendemos é desconstruir um dos conceitos que mais fortemente instituíram os discursos e as práticas de Orientação Vocacional, desde a perspectiva clínica. Trata-se da autodenominada identidade vocacional/ocupacional. Partimos da revisão do conceito de identidade pessoal e o relacionamos com o de subjetividade. Depois questionamos a categoria “vocação” e propomos uma perspectiva transdisciplinária que articule o subjetivo-singular (dinâmica do desejo e do prazer) com as influências do contexto (produtoras de uma subjetividade social) e as modalidades mutáveis dos objetos a escolher, isto é, um entrecruzamento inextricável entre sujeito, objeto e contexto. Analisamos as características do novo cenário social e suas implicações na Orientação Profissional.

Keywords : Identidade vocacional; Subjetividade; Transdiciplinario; Reconstrução.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License