SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Winnicott and JungWinnicott and personal constitution for the formation of man author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Winnicott e-prints

On-line version ISSN 1679-432X

Abstract

BELO, Maria do Rosário. "O homem da areia" e outras histórias: uma leitura das dinâmicas familiares a partir das ideias de Winnicott ou o mundo tomado em pequenas doses. Winnicott e-prints [online]. 2012, vol.7, n.2, pp.132-165. ISSN 1679-432X.

Partindo dos pressupostos winnicottianos de "dependência absoluta", "ambiente subjectivo" e "mãe suficientemente boa", a autora propõe a possibilidade da participação da família - com especial relevo para o pai - na "vida subjectiva" do bebé. No presente texto, as designações "vida subjectiva", "ambiente subjectivo", "mundo subjectivo", "realidade subjectiva" têm todas o mesmo significado. Respeitando, portanto, os princípios winnicottianos presentes na "teoria do amadurecimento", a autora propõe que os "elementos" que possibilitam os posteriores processos de separação, diferenciação e acesso à "realidade objectiva" ("compartilhada") estão presentes desde o início (desde a fase de "dependência absoluta") na vida do bebé. Após estas considerações, propõe a falha destes "elementos primários" (considerados facilitadores dos futuros processos de "separação", "diferenciação" e acesso à "realidade compartilhada") como favorecedora da constituição de núcleos psicóticos ("confusionais") da personalidade. O levantamento destas hipóteses é ilustrado com conhecido conto de Hoffmann (2005) "O homem da areia" e tem por base a clínica psicanalítica da autora.

Keywords : dependência absoluta; ambiente subjectivo; mãe suficientemente boa; realidade diversa; família; pai.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )