SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3To recuperate the mental healthThe cynical joy of the drug addict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

PASSOS, Maria Consuêlo  and  POLAK, Pia Maria. A identificação como dispositivo da constituição do sujeito na família. Mental [online]. 2004, vol.2, n.3, pp.39-50. ISSN 1679-4427.

Com o propósito de buscar a compreensão do sujeito e dos espaços que o constituem, a família tem sido objeto de análises as quais, muitas vezes, decretam sua falência como lugar de constituição da subjetividade. Pelo presente texto, procura-se discutir alguns indicadores relativos à constituição do sujeito no espaço da família, os quais permitem afirmar, do ponto de vista da psicanálise, que o processo de subjetivação se desenrola, primariamente, no espaço intrapsíquico da família, e tem como um de seus elementos fundamentais a identificação. O grupo familiar, portanto, não deve ser tomado como estático. Dinâmico, sua transformação permanente traz novos padrões de funcionamento e de criação, pelos sujeitos, de novos núcleos relacionais, bastante distintos daqueles marcados pela hegemonia patriarcal.

Keywords : Constituição do sujeito; Identificação; Família; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License