SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18When invention asks for passage: rhythm and body in theater workshops of Center for Mental Health Reference (CERSAM) northwest of Belo HorizonteThe applicability of the subjective urgency clinical and institutional device in the treatment of toxicomania author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Mental

Print version ISSN 1679-4427

Abstract

PEREIRA, Luzia Rodrigues  and  MUNOZ, Nuria Malajovich. Instituindo a flexibilidade: o trabalho clínico de passagem da internação psiquiátrica à vida na comunidade. Mental [online]. 2012, vol.10, n.18, pp.53-68. ISSN 1679-4427.

O presente artigo versa sobre as especificidades de um trabalho clínico que visa a produzir a passagem do psicótico de um dispositivo hospitalar à vida na comunidade. Consideramos que esse dispositivo pode ocupar uma função que não é estática para os usuários, mas que se modifica de acordo com o percurso de cada um. Fazemos menção aos conceitos oriundos da psicoterapia institucional francesa e à psiquiatria democrática italiana, que auxiliarão a pensar na possibilidade de circulação de pessoas com transtornos mentais. Citamos ainda autores que trabalham na perspectiva do campo freudiano, levando-se em conta a leitura lacaniana. Dois casos clínicos aqui apresentados ilustrarão a questão exposta de como um psicótico pode prescindir de uma instituição, servindo-se dela.

Keywords : Psicose; instituição; psicanálise; reforma psiquiátrica; comunidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )