SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Bereavement in the API-ES context: aproaching narrativesThe emotional complexity of intergenerational relationships and elderly mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SILVA, Camila Cuencas Funari Mendes e  and  CORREA, Mariele Rodrigues. Trocas simbólicas entre gerações: avós, netos e a literatura infantil. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.124-137. ISSN 1679-494X.

Este trabalho tem como objetivo a compreensão das relações intergeracionais entre avós e netos na sociedade contemporânea. Para tanto, analisamos duas obras da Literatura Infantil como uma das formas de manifestação da importância das trocas simbólicas entre gerações. Selecionamos Menina Nina: duas razões para não chorar, de Ziraldo (2002) e A menina, o cofrinho e a vovó, de Cora Coralina (2009). Adotamos a leitura psicanalítica como referencial para análise, uma vez que ela prima pela construção psíquica do indivíduo, sua concepção inconsciente e sua interação com o meio sociocultural, o que possibilita explorar e refletir sobre os vínculos entre gerações, servindo assim, como método de pesquisa e interpretação das relações no contexto familiar. Confirmamos nossa hipótese com os escritores-avós, aqui representados por Ziraldo e Cora Coralina, que produziram obras que enaltecem a experiência com seus netos. Desse modo, avós, netos e leitores são personagens ativos na valorização e transmissão simbólicas.

Keywords : Avós e netos; Relações intergeracionais; Família; Literatura infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )