SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The mother faces incest: the condition of absence, repetition and denial in family historyADHD and the Neurocentrism: reflections on the symptoms of lack of attention and hyperactivity and their register in the bio identities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SANTOS, Bruna Francinetti Menezes Castro dos  and  CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. Repetição de nome próprio: vínculos familiares e culturais. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp.29-37. ISSN 1806-2490.

A escolha do nome de uma pessoa imprime expectativa, mitos e crenças que estão presentes no pré-consciente do grupo familiar do qual ela pertence. Este trabalho objetivou compreender a repetição de nome próprio considerando os conceitos de lealdade familiar e diferenciação. O estudo se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa com delineamento de estudo de caso. Os participantes foram pai e filho que possuem o prenome em comum, sendo que pertencem a uma família na qual sete pessoas têm esse mesmo prenome, ao longo de cinco gerações. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e a construção do genograma e do brasão da família como instrumentos para a coleta de dados. Os resultados apontam para a presença marcante da lealdade a si próprio e forte vinculação às raízes culturais. Além disso, notou-se lealdade junto às pessoas significativas, consideradas parentes mesmo não possuindo laço consanguíneo e à família de origem, à medida que quer transformar o seu prenome em sobrenome.

Keywords : Família; Nomeação; Lealdade; Diferenciação.Vínculos culturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )