SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Who's afraid of the therapeutic groups? Paradoxes and capital gains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Vínculo vol.14 no.2 São Paulo  2017

 

EDITORIAL

 

 

Completamos este ano um percurso de 17 anos da VINCULO - Revista do NESME. Um órgão fundamental de divulgação das atividades referentes às configurações vinculares, que é promovida pelo NESME – Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares.

O presente número integra um conjunto de artigos que vão versar, entre outros temas sobre Psicoterapia de Grupos, e a figura do grupoterapeuta. Estes temas são articulados pelos colegas da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.

Pensar o grupo e a figura do psicoterapeuta se complementa e nos ajudam a refletir sobre nossa profissão, nosso trabalho e nossos pacientes. Assim agradecemos a dra. Isaura Manso Neto e dr. Mário David.

Do México, Sociedade Mexicana de Psicoterapia de Grupo (AMPAG) na figura do Dr. Mário Campuzano, assim como Waldemar José Fernandes e Lazslo Antonio Ávila trazem uma profunda reflexão sobre a teoria e a técnica da psicoterapia analítica de grupo, da teoria à técnica.

Da universidade de São Paulo o professor Manoel Antonio dos Santos e seus colaboradores escrevem sobre o que é possível dentro de um trabalho sobre as configurações vinculares.

De uma maneira mais abrangente Pablo Castanho escreve as Danças Circulares e sua ressonância frente à psicanalise. Pesquisadores do Laboratório de Psicanálise e Psicologia Social do IP-USP com um estudo sobre o adoecimento dos professores do ensino fundamental.

Finalizando a UNIFRAN (SP) com a professora Claudia B. Silveira e seus alunos encerram nosso volume com um estudo integrativo da Doença de Alzheimer e os grupos, como possibilidade de tratamento.

Com este perfil, esperamos que o conteúdo deste volume possa abraçar os interesses de nossos leitores e interessados sobre grupos e configurações vinculares.

 

Beatriz Silverio Fernandes
Waldemar José Fernandes

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License