SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2The third topic. Where is the unconscious? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Vínculo vol.18 no.2 São Paulo May/Aug. 2021

 

EDITORIAL

 

Editorial Vínculo 18(2) 2021

 

 

Marcio Gonçalves Vieira

 

 

Na segunda edição da Vínculo do ano de 2021 continuamos em nossa empreitada de mostrar à comunidade científica os interessantes trabalhos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares realizado no ano de 2019 em Serra Negra. Os autores foram convidados a transformá-los em artigos científicos e temos nesta edição quinze destas produções.

Iniciamos esta edição com um artigo teórico que propõe reflexões sobre a terceira tópica no campo da psicanálise a partir de diversos autores que se aprofundam na interface entre psicanálise e dispositivos de prática clínica com grupos, casais e famílias.

Como um dos pilares do NESME, o estudo sobre as especificidades dos grupos psicanalíticos em suas diversas modalidades aparece em três trabalhos desta edição, sendo eles: discussão, a partir da apresentação de um caso clínico, sobre os impasses no manejo da agressividade num grupo terapêutico; reflexão sobre a transferência e seu manejo nos processos grupais com crianças e nas entrevistas com os pais; relato da experiência de um Grupo Psicoterapêutico de Mulheres, trabalho de psicoterapia grupal realizado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A temática do uso de objetos mediadores dentro de práticas grupais foi amplamente abordada neste evento. Dentro desta temática temos nesta edição quatro trabalhos que aprofundam o método do uso da fotoexpressão como objeto mediador, são eles: o uso da Fotolinguagem, Palavra e Psicodrama como método de intervenção para promover cuidado à uma equipe de uma instituição Uruguaia; a experiência do uso da Fotolinguagem dentro de um processo terapêutico grupal para promoção dos processos associativos e de representação dos afetos e de traços traumáticos; reflexão sobre o trabalho com fotolinguagem nos grupos de formação de psicoterapeutas e coordenadores de grupos; utilização da fotolinguagem no acolhimento de pacientes cuja problemática da somatização forma essencialmente seu quadro clínico.

Temos ainda outros dois trabalhos que trazem a mesma temática dos objetos mediadores mas com outros enfoques, no caso do uso da tarefa da escrita como objeto de mediação em grupo, como dispositivo para a clínica das drogadições; e outro que propõe a utilização do dispositivo do sonho coletivo como mediador de processos grupais - produção e interpretação, de forma lúdica, de um sonho criado pelo grupo.

Dois artigos discorrem sobre a vinculação entre pais-filhos: identificação, através de entrevistas individuais e escutas psicanalíticas, dos laços de afetividade e a qualidade vincular entre mães e seus bebês nos primeiros momentos pós-parto; compreensão, a partir de entrevistas, das emoções vivenciadas pelos pretendentes a adoção durante o processo e na formação de um novo vínculo.

Outros dois se aprofundam na temática das configurações familiares: a experiência emocional de casais homoafetivos em relação ao preconceito vivenciado no exercício da parentalidade; pesquisa bibliográfica exploratória sobre a educação financeira na família nos últimos trinta anos.

Por último temos um trabalho que investigou o mal-estar observado nas pessoas obesas atendidas individualmente e em grupo em uma clínica particular e uma instituição privada.

Esperamos que os leitores desta edição possam desfrutar destes excelentes trabalhos e sintam um pouco do clima grupal vivenciado no congresso.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License