SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3An overview about science theoryThe changes of the reading from press to digital text author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.3  Rio de Janeiro Nov. 2004

 

Resenha

 

As diferentes faces da consciência

 

The different faces of consciousness

 

 

Alfred Sholl-Franco

Programa de Neurobiologia, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Centro de Ciências da Saúde, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Núcleo de Neurociências e Ciências da Saúde, ICC, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

 

 

A Brief Tour of Human Consciousness: From Impostor Poodles to Purple Numbers (2004). V. S. Ramachandran New York: Editora - Pi Press, ISBN: 0131486861.

Palavras-Chaves: cognição; filosofia; consciência; percepção; realidade; mente.

 

Este novo livro escrito por V. S. Ramachandran nos oferece uma fascinante visão de como o estudo das neurociências pode nos proporcionar descobertas surpreendentes nas áreas de filosofia, artes e música. Ao descrever um intrigante elo entre as neurociências e as ciências humanas, o autor nos mostra que apesar do conhecimento sobre o funcionamento cerebral ainda ser bem escasso, devemos aumentar ainda mais os esforços no sentido de ampliarmos os enfoques pelos quais as funções são analisadas. Com humor e inteligência, Ramachandran desenvolveu, através de uma série de engenhosos experimentos, uma nova maneira de se compreender alguns dos profundos mistérios da mente humana. De maneira fluente e utilizando linguagem amplamente acessível, o autor permite que conceitos extremamente complexos sejam lidos por interessados em diferentes áreas, destacando-se aqui a riqueza das suas idéias sobre Arte.

Devemos levar em consideração que esta obra é uma expansão e revisão de uma série de apresentações que Ramachandran fez à rádio BBC. Desta forma, além de nos deliciarmos com a leitura deste livro, podemos verificar o grande narrador que Ramachandran é ouvindo-o no programa de Reith (2003) com o título de The Emerging Mind (Mente Emergente), o qual foi base fundamental para este trabalho. Esta leitura pode ser consultada (texto e áudio) no website da BBC (http://www.bbc.co.uk/radio4/reith2003/), o que provavelmente irá despertar a vontade de ler seus outros livros e relatos.

O conteúdo do livro apresenta relevante contribuição na neuropatologia de distúrbios da percepção e no modo como o estudo dos processos mentais relaciona o conjunto de estruturas cerebrais que processam informações sensoriais e a transformam em uma metarepresentação mental da informação sensorial. Outrossim, a fluidez com que as idéias são lançadas no decorrer do texto e a coerência das conclusões nos leva a repensar muito dos conceitos mais tradicionais e a acompanhar avidamente as novas hipóteses levantadas e a analisar os experimentos propostos para testá-las, o que poderá ser feito com um sorriso devido à criatividade e senso de humor apurado do autor. Grande parte da clareza do texto se deve ao apropriado uso de notas, as quais compreendem 44 páginas do total de texto (157) e contém as mais interessantes discussões e exposições explicativas. Além disso, o glossário enriquece a leitura por fornecer explicações elucidativas sobre termos de várias áreas (humanas e biológicas), o que permite uma melhor compreensão por leitores os mais diversos. Deve-se dizer ainda que o glossário é muito semelhante àquele presente no website da BBC (http://www.bbc.co.uk/radio4/reith2003/), referente às apresentações originais do autor na rádio.

A final do que se trata essa obra? Como o próprio título insinua, este livro irá abordar casos como o de uma pessoa que acredita ser o seu Poodle um impostor ou de um indivíduo que vê cores em números. Como pode alguém acreditar nisso? Utilizando uma estrutura de cinco capítulos, Ramachandran investiga e nos instiga a tentar decifrar os maiores mistérios da mente humana. No primeiro capítulo, ele mostra como membros fantasmas podem doer, retomando a um assunto por ele bem explorado em seu livro Fantasmas no Cérebro . A seguir, ele mergulha no imaginário do que vemos e do que pensamos ver. Como o que vemos, ou deixamos de ver, influencia o que pensamos? O terceiro capítulo suscita questões controversas e deveras especulativas: O que é beleza? Como mensurar ou comparar a beleza? Como avaliar o senso de estética de cada indivíduo ou mesmo o poder de atração? Como lidar com os diferentes referenciais sócio-culturais que influenciam nossas escolhas? O próximo passo, beira o bizarro, com a análise de casos onde pessoas vêem cores em números, sentem texturas em cheiros, sabores em sons e assim por diante, em situações que margeiam o limiar de sanidade, para alguns. Por fim, no último capítulo, Ramachandran busca, através de experimentos surpreendentes e de um diálogo com a filosofia, explorar a essência do Eu, ou seja, almeja aprofundar a compreensão sobre nossa Consciência.

Para finalizar a análise deste livro, retorno às suas primeiras páginas e destaco o agradecimento feito pelo autor a Shiva Dakshinamurti, o Senhor do Conhecimento, Música e Sabedoria. Ramachandran nos mostra nesta obra uma boa razão para buscarmos o conhecimento, o que ele realmente tem feito com sucesso e partilhado conosco.

 

Notas

A. Sholl-Franco
Endereço para contato: Sala G2-032, Bloco G - CCS, Programa de Neurobiologia - IBCCF- UFRJ, Av. Brigadeiro Trompowiski S/N - Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ 21.941-590, Brasil.
Telefone: +55 (21) 2562-6562.
E-mail: asholl@biof.ufrj.br.