SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4Contribution of drum study for the development of general psycho-motor abilitiesThe meaning of the re-writing of texts in the school: the (re) construction of the subject-author author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

FRANCISCO FORTUNATO BATISTELLA, Andréia; PAGANINI DA SILVA, Eliane  and  RAIMUNDO GOMES, Ligiane. A noção de vida em crianças brasileiras em 2004 em comparação com as de Genebra em 1926. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp.61-72. ISSN 1806-5821.

Este trabalho teve como objetivo comparar dados de um estudo realizado por Jean Piaget em 1926 com crianças genebrinas com os obtidos com crianças brasileiras em 2004. Partimos da hipótese de que são as mesmas as noções de vida das crianças genebrinas e brasileiras e que a noção de vida em crianças brasileiras e genebrinas obedecem à mesma evolução psicogenética. Utilizamos como método a entrevista e a análise clínicas com base em um roteiro estabelecido, considerando as questões realizadas por Piaget em seu estudo. Para a presente amostra, foram selecionadas nove crianças de 8 a 13 anos. Piaget encontrou quatro níveis no desenvolvimento da noção de vida em crianças de Genebra e, no contexto brasileiro, em 2004, as crianças estudadas por nós apresentaram esses mesmos níveis evolutivos. Portanto, podemos perceber que a noção de vida obedece a uma seqüência fixa no desenvolvimento intelectual da criança, assim como descobriu Piaget em suas pesquisas.

Keywords : Desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento infantil; noção de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )