SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Strategy for teaching and learning of human anatomy for medical students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.15 no.3 Rio de Janeiro Dec. 2010

 

Editorial

 

Corpo, corporeidade e cognição

 

Body, corporeity and cognition

 

 

Gláucio Aranha

Organização Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

 

Com o presente fascículo, o periódico Ciências e Cognição encerra mais um ano de atividades promovendo a divulgação de trabalhos acadêmicos voltados para os estudos da cognição.

Este fascículo apresenta o Núcleo Temático "Corpo, corporeidade e cognição", o qual se debruça sobre múltiplas perspectivas do corpo e da percepção corporal na construção do conhecimento. Iniciamos com um estudo sobre o corpo como objeto da prática educacional, em "Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina". Avançamos, a seguir, para um viés fisiológico com os artigos "O valor da estimulação cortical voltado para o deficit de atenção de alunos com síndrome de down" e "A study of brain reaction to spatial stimuli in students with different background knowledge". A abordagem filosófica do tema é realizada nos ensaios "Corporeidade, cognição e linguagem" e "O corpo segundo Merleau-Ponty e Piaget". No ensaio "A origem motriz da linguagem sonora dos homens", temos um estudo exploratório sobre a relação entre a corporeidade e o surgimento da linguagem.

Na seção de Temas Livres, apresentamos mais seis artigos científicos voltados para a exploração de questões relacionadas com fenômenos cognitivos, alinhados com a perspectiva da complexidade que orienta a política editorial do periódico. São estudos que envolvem tópicos como memória, leitura, redes sociais de parentesco, linguagem, inteligências múltiplas, ambientes virtuais e jogos simbólicos.

São, ainda, apresentados um ensaio sobre a relação entre bilingüismo e cognição, uma revisão de literatura em relação à relação entre pragmatismo e cognição. Um estudo de caso, discute as potencialidades do uso da equoterapia como ferramenta para o campo da educação lidar com questões de dificuldade de aprendizagem. Por fim, uma resenha sobre a obra "Teoria Social Cognitiva", encerra o volume.

Em 2010, reafirmamos nosso compromisso com a comunicação científica, ingressando em mais bases de dados, tais como o LILACS e a BVS-PSI, dentre outros. Projeto que já prevê outros avanços para 2011.

 

Gláucio Aranha,

Editor-Chefe de Ciências & Cognição

Organização Ciências e Cognição (OCC)

Instituto de Ciências Cognitivas (ICC)