SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1A Ubu to Call Ours: Essay on BolsonarismThe Performance of Environmental Multipliers in Sanitation Understood in the Light of Emancipatory Environmental Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SETTI, Sandra Mara; TRINDADE, Adalberto de Araújo  and  HOHENDORFF, Jean Von. Atuação da Estratégia Saúde da Família em Casos de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.105-124.  Epub May 17, 2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.66482.

Considerando a cobertura e a posição privilegiada que a atenção básica em saúde ocupa na identificação e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, o presente estudo teve por objetivo compreender como a equipe de uma Estratégia Saúde da Família intervém nestes casos. Realizou-se um estudo qualitativo, documental e baseado na inserção ecológica. Foram realizadas observações da rotina da Estratégia Saúde da Família, análise de prontuários e entrevistas com os/as profissionais. A análise dos dados foi feita a partir da Análise Temática, sob ótica da Teoria Bieocológica do Desenvolvimento Humano. Os principais resultados indicaram a ausência de protocolo no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na Estratégia Saúde da Família estudada, falta de capacitação dos/as profissionais no atendimento e manejo desses casos e fragilidades da rede intersetorial. Assim, a atuação da Estratégia Saúde da Família requer aprimoramentos, como capacitações e elaboração de fluxos de atendimento, garantindo o cuidado integral e continuado das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e de suas famílias.

Keywords : estratégia saúde da família; atenção primária à saúde; assistência integral à saúde; abuso sexual de crianças e adolescentes; violência sexual..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )