SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issueGender Depreciated: Psychoanalysis and the Necrobiopolitics of TransidentitiesPerceptions of Lesbian and Bisexual Women About Risk and Strategies to Prevent Sexually Transmitted Infections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

PRADO, Guilherme Augusto Souza; CAETANO, Maria Verônica Almeida; RAMOS, Erika Carla de Sousa  and  SOUSA, Maria Vitória Rodrigues de. Direitos Sexuais e Reprodutivos nos Protocolos Profissionais sobre HIV/Aids. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.spe, pp.1663-1686.  Epub May 27, 2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.71771.

O trabalho em saúde no campo do HIV/Aids requer uma abordagem interdisciplinar e tem como desafios fundamentais a adesão da população aos métodos e medidas de prevenção e tratamento, assim como a efetivação do acesso e da integralidade na assistência, o enfrentamento à discriminação e à estigmatização das populações-chave e das pessoas que vivem com HIV. Além disso, ele mobiliza questões complexas relacionados à sexualidade e ao exercício da autonomia cidadã. Tendo isso em vista, analisamos neste trabalho dezoito protocolos clínicos que instruem a atuação profissional na assistência ao HIV/Aids, pautando temas a serem abordados e procedimentos para qualificar o atendimento. Realizamos uma revisão integrativa buscando elucidar o entendimento dos diretos sexuais e reprodutivos presente nestes documentos. Com a síntese dos resultados obtidos, organizamos três categorias a partir das quais são desenvolvidos a temática dos direitos sexuais e reprodutivos: vulnerabilidade; autonomia; gênero e diversidade sexual. Concluímos que os tópicos da vulnerabilidade, reiteradamente abordado, e da sexualidade, que coloca progressivamente em questão a desnaturalização dos papéis sociais de gênero, buscam convergir aspectos sociais, culturais e individuais, indicando um aprimoramento das práticas de promoção de autonomia e a efetivação dos direitos sexuais e reprodutivos na assistência ao HIV/Aids.

Keywords : HIV/Aids; direitos sexuais; direitos reprodutivos; saúde sexual; saúde pública..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )