SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 special issueRacism and Sexism: Transmission Structures, History Incidences and Insistences of the Real author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

AYOUCH, Thamy. Quem Pode Falar no Divã? Raça e Psicanálise Situada. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.spe, pp.1193-1211.  Epub May 20, 2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.79962.

Quem pode falar no divã? Como a inscrição do sujeito e do sujeito do inconsciente em relações sociais de poder de classe, gênero, sexualidade, raça, idade, validade, limita o acesso a uma elaboração analítica? O reconhecimento da colonialidade, como efeito de dominação e lugar de enunciação que persiste além da colonização, tornou possível a emergência de novas formas subjetivas, culturais e epistêmicas, incentivando a psicanálise a escutar de outra forma. Este artigo propõe se debruçar sobre a incidência da raça e da branquitude na psicanálise a partir das epistemologias do posicionamento e da epistemologia da ignorância. No contexto social francês, enquanto uma parte crescente da população francesa experimenta diariamente a discriminação racial, essa é veementemente negada por uma maioria de político·as e pesquisadore·as, que recusam até o uso da palavra “raça”. A partir dessa negação oficial do racismo sistémico pelo poder político e por uma maioria de estudos acadêmicos, o artigo tenta analisar a epistemologia da ignorância que prevalece na postura clínica e teórica de uma psicanálise maioritária. Trata-se de estudar a forma como uma ignorância branca provoca uma desescuta das questões de raça no divã, produz efeitos transferenciais de silenciamento, e nega vivências particulares em nome do universalismo.

Keywords : psicanálise; raça; silenciamento; epistemologias do posicionamento; epistemologia da ignorância..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )