SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 special issueAlgorithmic Negentropy and the Digital Management of JouissanceFrom the Neoliberal Capitalist Discourse to the Subject as Unappropriable author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LAGOAS, Juliano Moreira. Pulsão de Morte e Sublimação: A (Re)invenção da Vida nas Dobras da Racionalidade Técnico-Científica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.spe, pp.1506-1521.  Epub May 20, 2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.80371.

O advento das biotecnologias no mundo contemporâneo, em particular das Novas Tecnologias Reprodutivas (NTR’s), liberando a sexualidade dos antigos imperativos da procriação, nos oferece uma prova contundente da abertura ilimitada da vida à transformação das condições em que as normas vitais engajam os organismos no processo de individuação. Mais do que isso, evidencia o caráter essencialmente contingente da ligação entre vida, morte e sexualidade. O objetivo deste trabalho é examinar a fecundidade da concepção freudiana de sublimação - lida sob o registro das transformações que a ela se impõem com o advento do conceito de pulsão de morte (1920) - em subsidiar uma reflexão ética e política acerca dos efeitos da incidência das Novas Tecnologias Reprodutivas (NTR’s) nos campos da reprodução, da sexualidade e do laço social. Nossa hipótese é a de que o fenômeno das biotecnologias desvela, sob a cobertura do temor, tão frequentemente evocado por alguns de nossos contemporâneos, de dilapidação das instituições e dos modos de vida sobre os quais acreditávamos poder fundar nossa fantasmática “humanidade”, a infinita potência da vida em recriar-se diante d’isso que quer destruí-la.

Keywords : pulsão de morte; sublimação; novas tecnologias reprodutivas; técnica; psicanálise..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )