SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Motivational interviewing in the treatment of overweight/obesity: a literature reviewTranscription and observation as strategies for improvement of clinical competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

TINOCO, Gesiane Agostinho Barbosa; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes  and  LOPES, Ederaldo José. Neuroticismo, emoções e comportamentos de risco em pacientes ambulatoriais. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp.8-16. ISSN 1808-5687.

Este estudo investigou relações entre emoções, neuroticismo e comportamentos de risco em pacientes atendidos em um ambulatório de saúde mental à luz da abordagem cognitivo-comportamental. Participaram da pesquisa 20 pessoas com média de idade de 40,3 anos, com os diagnósticos de transtornos da personalidade e transtorno do humor, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e dependência química. Foram utilizados como instrumentos a Escala Fatorial de Neuroticismo, a Escala de Comportamento de Risco e narrativas sobre comportamentos de risco (scripts). Os resultados indicaram que os comportamentos de risco social, risco à saúde e legal/ético apresentaram correlações positivas com desajustamento psicossocial e ansiedade. A raiva correlacionou-se positivamente com as intenções de apresentar os comportamentos de risco social e à saúde. Esses resultados são importantes para programas de prevenção e intervenção que devem considerar a natureza multidimensional do risco.

Keywords : comportamento de risco; neuroticismo; pacientes ambulatoriais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )