SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue2Risk factors and children's mental health problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

DAMIAO, Natália Ferreira  and  TEIXEIRA, Renata Plaza. Grafitos de banheiro e diferenças de gênero: o que os banheiros têm a dizer?. Arq. bras. psicol. [online]. 2009, vol.61, n.2, pp.1-10. ISSN 1809-5267.

Grafitos de banheiro (N = 989) foram coletados em três instituições de Ensino Superior localizadas na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, e classificados em dezessete categorias de conteúdo, com o objetivo de investigar diferenças de gênero nesse tipo de expressão humana. A análise utilizada para detectar as principais diferenças foi o teste do Qui-Quadrado, com o auxílio do programa estatístico SPSS. As categorias mais representativas do gênero masculino (p £ 0,05) foram presença, esportes, insulto e humor. Por sua vez, as categorias mais representativas do gênero feminino foram religião, filosofia e romantismo. A partir dos resultados encontrados nesta pesquisa independente, verifica-se que o banheiro público constitui um espaço que retrata o imaginário de grupos sociais e de representação da cultura popular.

Keywords : Grafitos de banheiro; Diferenças de gêneros; Qui-quadrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License