SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue1Merleau-Ponty and the natural condition in usBehavioral and emotional problems of schoolchildren according to gender author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VILANOVA, Andréa  and  VIEIRA, Marcus André. O sujeito da psicanálise não é sem corpo. Arq. bras. psicol. [online]. 2014, vol.66, n.1, pp.87-101. ISSN 1809-5267.

O parentesco da psicanálise com a ciência encontra-se a partir de Lacan ancorado em uma forma de pertencimento definida em termos de exclusão interna, uma pertença topológica. O sujeito que opera no discurso psicanalítico é o sujeito advindo como efeito do discurso da ciência, cuja operação de literalização da natureza faz emergir o próprio sujeito, mas como elemento foracluído de sua operação. Verifica-se com Lacan que, quando se trata do real, a linguagem não é capaz de recobri-lo, há sempre um resto, com o qual Lacan escreverá o objeto a, suporte da presença do sujeito no mundo que define a experiência psicanalítica como uma prática que transcende os limites da lógica significante.

Keywords : Ciência; Sujeito; Objeto a; Corpo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )