SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Are there different contributions of derivational and flexional morphology to spelling? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

LONGATO, Carolina Ruiz  and  BARRERA, Sylvia Domingos. Teorias implícitas de professores sobre a natureza, origem e desenvolvimento da inteligência. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp.135-143. ISSN 1982-1247.  https://doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020002.

Considerando que as crenças docentes podem influenciar as relações com alunos e as estratégias didáticas, esta pesquisa objetivou analisar as teorias implícitas de professoras sobre a natureza, origem e desenvolvimento da inteligência. Participaram 60 professoras de escolas de Ensino Fundamental, das redes pública e privada. Foi utilizado um questionário consistindo numa escala Likert de quatro níveis, elaborado com base em instrumentos da literatura. Os resultados foram analisados quantitativamente. De modo geral, as professoras tenderam a concordar com a maleabilidade e multidimensionalidade da inteligência, porém foram identificadas algumas diferenças entre as teorias implícitas das professoras segundo a rede, com as professoras da rede particular apresentando maior discordância de afirmações que concebem a inteligência como um traço fixo e de origem genética.

Keywords : inteligência; professores; ensino fundamental; intelligence; teachers; elementary education.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )