SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1The meaning of allowance for parents of children and adolescentsThe experience of living in shelters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FELDMAN, Iara  and  SOUZA, Mariane Lima De. A percepção da brincadeira de faz-de-conta por crianças de uma Instituição da Educação Infantil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp.26-35. ISSN 1983-8220.

Este artigo investigou a percepção de crianças sobre a brincadeira de faz-de-conta no ambiente escolar. Participaram do estudo quatro crianças entre cinco e seis anos do último período de educação infantil. As crianças participaram de duas vivências na "Oficina de Jogo Simbólico" e responderam a uma entrevista semiestruturada, conforme o método clínico piagetiano. Os resultados sugerem que a percepção das crianças do jogo simbólico tem um foco problemático que abrange cinco pontos: 1) a consciência de que a brincadeira de faz-de-conta não é real, 2) o exercício do jogo simbólico e a circularidade de papéis, 3) o ponto de vista do outro, 4) a resolução de conflitos e 5)o prazer funcional e a vivência da brincadeira simbólica coletiva. Conclui-se que o espaço lúdico pode ser uma importante forma de estimulação da criança no ambiente escolar.

Keywords : Jogo Simbólico; Método Clínico; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )