SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Motivational affectivity and lives nexus: reflections on the meaning of moods in Husserl y Dilthey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.8 no.2 Belém  2016

 

Editorial

 

 

O volume 8 nº 2/2016 é uma obra que revela a potencia do trabalho em equipe, pois envolve atuação conjunta das editorias geral, executiva e adjuntos para oferecer insumos resultantes da troca de experiência. O presente número demonstra postura vanguardista de manter o periódico atualizado como fonte de informações no campo de publicação. Reúne artigos de vários pesquisadores nacionais e estrangeiros que dialogam sobre Fenomenologia e Antropologia Filosófica. Alguns desses artigos foram apresentados e debatidos no III Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira & I Simpósio Internacional de Fenomenologia e Ciências Cognitivas, realizado em Agosto de 2014 na Universidade Federal de Uberlândia e cuja temática foi "Cognição, Ontologia e Antropologia Filosófica". Outros artigos nasceram de outras interlocuções e parcerias que se desenvolveram a partir desse encontro.

O "Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira"foi concebido pelos professores Tommy Akira Goto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Gustavo Alvarenga Oliveira Santos da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) com objetivo de discutir e refletir as contribuições da fenomenologia filosófica à psicologia na região do Triângulo Mineiro que carece dessa perspectiva filosófica e psicológica. Nesse sentido, o evento que está fundamentado pelas linhas de pesquisa dos idealizadores, tem buscado construir uma ciência psicológica segura, autêntica, a partir de uma ciência que considere radicalmente a intersubjetividade e realidade social, tal como Edmund Husserl (1859-1938) preconizou, ou seja, a ciência "Psicologia Fenomenológica". Ainda, motivados a acompanhar a realidade social e cultural brasileira, bem como a inserção do psicólogo nas políticas públicas e novas demandas, o evento também mantém o foco de contribuir com reflexões, diálogos e possíveis intervenções pautadas na Psicologia Fenomenológica, Antropologia Filosófica e áreas afins.

Os artigos aqui publicados trazem conhecimentos da Fenomenologia com relação à Psicologia, à Antropologia Filosófica, à Ontologia e demais ciências, promovendo dessa maneira aproximações férteis em diálogos interdisciplinares, mesmo havendo críticas de ambos os lados. Apontam ainda para possibilidades de pesquisa e trazem resultados proporcionados pela fenomenologia mostrando a relevância das discussões realizadas, como também consideram os resultados obtidos pela Psicologia, Antropologia e Ontologia pelo valor que têm no horizonte da fenomenologia.

Contamos com três contribuições de pesquisadores estrangeiros, representantes de renomados centros de pesquisa de Fenomenologia. Dois desses autores, a Dra. Marcela Venebra Muñoz e o Dr. Ignacio Quepons Ramírez, além de serem docentes de importantes universidades no México, também são pesquisadores do "Seminario de Estudios y Proyectos de Fenomenología Husserliana"- UNAM/UMSNH e do "Seminario de Estudios Básicos de Fenomenología Trascendental"(SEBFT) do Instituto de Investigaciones Filosóficas, UNAM, México. Esses dois autores nos trazem considerações importantes sobre Fenomenologia, Antropologia e Afetividade. Já outro autor, o Dr. Wojciech Starzyński, tem atualmente participado como docente convidado de algumas universidades brasileiras e é pesquisador da "Academia Polaca de Ciências"(PAN), do Instituto de Filosofia e Sociologia e do Departamento de História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Trata-se de um importante pesquisador e tradutor reconhecido pelo filósofo francês Jean Luc-Marion.

Somam-se a estes as diversas as contribuições de autores brasileiros, docentes e participantes de grupos de pesquisa de Fenomenologia e Psicologia. Dois desses artigos promovem o diálogo da Fenomenologia com outras áreas, tais como a psicologia e a literatura. No artigo da Dra. Maria Clara Jost, pesquisadora do "método da abordagem direta ao inconsciente"(ADI), temos a explicitação de como a antropologia fenomenológica de Edith Stein pode contribuir para uma psicologia que venha intervir junto aos jovens infratores. Outra contribuição vem do Dr. Paulo Castelo Branco que expõe a possibilidade da relação da fenomenologia social com a literatura, mais especificamente no romance O quinze, de Rachel de Queiroz.

Dois outros artigos mais propriamente filosóficos trazem uma belíssima e consistente introdução a assuntos fenomenológicos de E. Husserl, E. Levinas e M. Heidegger. No artigo do Dr. Silvestre Grzibowski temos uma importante interpretação e explicação da "intuição"e da "percepção"elaboradas por Husserl, a partir da leitura de Levinas. No outro, o Dr. Renato Kirchner, nos apresenta uma síntese da analítica existencial presente na obra "Ser e Tempo"(1927), destacando a originalidade dessa analítica existencial diante da antropologia filosófica.

No último artigo, de caráter mais quantitativo, temos as contribuições dos pesquisadores Dra. Marciana Gonçalves Farinha, Dr. Sinésio Gomide Junior e Ítalo Weiner Martins de Oliveira sobre o consumo alcoólico por estudantes de ciências agrárias de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro.

Por fim, o leitor perceberá que nesse número publicamos artigos que dão exemplos que evidenciam a riqueza do cenário científico e filosófico brasileiro, em que existe abertura e espaço repleto de possibilidades para apreciar com mais amplitude e consistência as confluências entre a fenomenologia e as demais ciências no que se refere principalmente à experiência psicológica, antropológica e existencial do humano. Além de apontar para um território fecundo de pesquisas, estudos e, principalmente, para a formação do psicólogo em um diálogo interdisciplinar.

 

Tommy Akira Goto
Lucivaldo Araújo
Marciana Farinha
Adelma Pimentel

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License