SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Maturity for Professional Choice in High School Adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista de Psicologia da IMED

On-line version ISSN 2175-5027

Abstract

BRITO, Annie Mehes Maldonado; CAMARGO, Brigido Vizeu  and  CASTRO, Amanda. Representações Sociais de Velhice e Boa Velhice entre Idosos e Sua Rede Social. Rev. Psicol. IMED [online]. 2017, vol.9, n.1, pp.5-21. ISSN 2175-5027.  https://doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1416.

Este artigo objetivou verificar as representações sociais acerca da velhice e da boa velhice para idosos e para pessoas de sua rede social. Participaram do estudo 40 idosos e 40 membros de sua rede social (esposos/as, filhos/as, cuidadores/as, irmãos/irmãs, vizinho), todos residentes em Florianópolis e cadastrados em Unidades Básicas de Saúde. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semidiretiva, associada à técnica de entrevista episódica, além de questões para a caracterização sociodemográfica. Cada tema da entrevista foi organizado em um corpus, que foi submetido a uma Classificação Hierárquica Descendente, por meio do software IRaMuTeQ. Para os idosos, a representação social da velhice ancorou-se entre os polos da atividade versus inatividade. Já para os membros da rede social do idoso, a velhice foi compreendida a partir da oscilação entre valorização versus desvalorização. Por fim, a representação social de boa velhice englobou dimensões econômicas, familiares e comportamentais.

Keywords : Psicologia social; Velhice; Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License