SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The (Non) Adherence of HIV/Aids Treatment: Meanings, Clinical Management and Bioethical DilemmasThe Role of the Healthcare Team in Group Practices on Primary Healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

COELHO, Ana Lorena; MING-WAU, Carlos; MELO, Anna Karynne  and  LEITE, Darla Moreira Carneiro. Vivências de Automutilação sob a Lente da Gestalt-Terapia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.69-82.  Epub July 05, 2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1749.

A automutilação é um ajustamento criativo disfuncional, considerada pela gestalt-terapia como uma retroflexão. Trata-se de um comportamento autodestrutivo em busca de lidar com o sofrimento no campo organismo-ambiente. Objetivamos compreender, sob a lente da gestalt-terapia, vivências de automutilação de pacientes internados por tentativa de suicídio. Utilizamos o método fenomenológico, nestas etapas: redução fenomenológica, descrição dos vetores internos ao fenômeno e explicitação da experiência em seus diferentes sentidos. Participaram do estudo quatro mulheres hospitalizadas por tentativas de suicídio e que praticavam automutilação. Realizamos atendimentos psicológicos às participantes, em seus leitos, cujos trechos sobre a automutilação foram registrados num diário de bordo e, em seguida, analisados. Constatamos que a automutilação foi uma forma de punição ao flagelar seus corpos com os cortes em busca de irem aos poucos se matando. Portanto, como um processo retroflexivo, a automutilação é um modo de autocontrole, evitação de contato e frustração a fim de um ajustamento criativo.

Keywords : comportamento autodestrutivo; automutilação; tentativa de suicídio; gestalt-terapia; retroflexão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )