SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Self-Mutilation Experiences under the Lens of Gestalt TherapyLGBT Perceptions of Access to Primary Health Care in the City of Guaiúba, CE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SECCO, Ana Caroline; KOSTULSKI, Camila Almeida  and  ARPINI, Dorian Mônica. O Papel da Equipe nas Práticas Grupais na Atenção Básica em Saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.83-98.  Epub July 05, 2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1728.

Introdução:

As práticas grupais têm sido um dos recursos técnicos de grande potencial para a promoção da saúde na atenção básica. O objetivo do estudo foi compreender o papel da equipe de saúde no campo das práticas coletivas, em especial a partir da experiência de grupos na Atenção Básica (AB).

Método:

Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com dez participantes de um grupo de promoção de saúde e observações de quatro encontros do respectivo grupo. Os dados foram triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo temática.

Resultados e Discussões:

Evidencia-se que os profissionais de saúde parecem comprometidos com as práticas grupais, estabelecendo uma relação de vínculo, acolhimento, proximidade e cuidado, realizando um trabalho vivo em ato, marcado pelo reconhecimento dos usuários como protagonistas.

Conclusões:

O estudo constatou relevância das práticas grupais na AB, numa concepção ampliada de cuidado, sendo essa uma das contribuições deste trabalho.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; serviços comunitários de saúde; equipe de saúde; processos grupais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )