SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Mental Health of Gay Men in the PandemicPsychometric Qualities of the Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) for Use in Alcohol and Drugs Psychosocial Care Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

DIAS, Daniella Cristina Sampaio  and  NUNES, Mykaella Cristina Antunes. O Sentido da Vida após o Diagnóstico de Câncer Hematológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.167-180.  Epub July 08, 2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2067.

Introdução:

O presente artigo teve como objetivo conhecer quais sentidos são atribuídos à vida após o diagnóstico de câncer hematológico por pacientes internados em uma enfermaria onco-hematológica de um hospital geral, segundo a perspectiva conceitual de Viktor Frankl.

Método:

Trata-se de pesquisa qualitativa, consistindo em estudo de casos múltiplos, com dados obtidos a partir da entrevista de cinco pacientes com idade entre 24 e 56 anos.

Resultados e discussão:

Na análise de conteúdo, identificaram-se três categorias, sendo: do adoecimento à confirmação do diagnóstico; o período de internação e os efeitos do tratamento; e as mudanças decorrentes do diagnóstico oncológico e os novos sentidos atribuídos à vida.

Considerações finais:

Os achados corroboram a fragilização física e psíquica acarretada pelo diagnóstico, internação e tratamento. A experiência de adoecimento é vivida singularmente a partir dos sentidos individuais atribuídos, que se mostraram tanto negativos quanto positivos. Pesquisas desse caráter são importantes para conhecer em profundidade as vivências desses pacientes.

Keywords : diagnóstico oncológico; sentido da vida; onco-hematologia; hospitalização; Psicologia hospitalar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )