Revista Psicologia e Saúde
On-line version ISSN 2177-093X
Abstract
DIAS, Daniella Cristina Sampaio and NUNES, Mykaella Cristina Antunes. O Sentido da Vida após o Diagnóstico de Câncer Hematológico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.167-180. Epub July 08, 2024. ISSN 2177-093X. https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2067.
Introdução:
O presente artigo teve como objetivo conhecer quais sentidos são atribuídos à vida após o diagnóstico de câncer hematológico por pacientes internados em uma enfermaria onco-hematológica de um hospital geral, segundo a perspectiva conceitual de Viktor Frankl.
Método:
Trata-se de pesquisa qualitativa, consistindo em estudo de casos múltiplos, com dados obtidos a partir da entrevista de cinco pacientes com idade entre 24 e 56 anos.
Resultados e discussão:
Na análise de conteúdo, identificaram-se três categorias, sendo: do adoecimento à confirmação do diagnóstico; o período de internação e os efeitos do tratamento; e as mudanças decorrentes do diagnóstico oncológico e os novos sentidos atribuídos à vida.
Considerações finais:
Os achados corroboram a fragilização física e psíquica acarretada pelo diagnóstico, internação e tratamento. A experiência de adoecimento é vivida singularmente a partir dos sentidos individuais atribuídos, que se mostraram tanto negativos quanto positivos. Pesquisas desse caráter são importantes para conhecer em profundidade as vivências desses pacientes.
Keywords : diagnóstico oncológico; sentido da vida; onco-hematologia; hospitalização; Psicologia hospitalar.