SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Psychoanalysis Research at University: following Freud's method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

PORTO, Marinela Marques  and  VIEIRA, Marcus André. Do homem ao objeto: um percurso pela noção de estilo em Jacques Lacan. Analytica [online]. 2019, vol.8, n.15, pp.1-25. ISSN 2316-5197.

Este artigo tem o objetivo de analisar a noção de estilo, tal como abordada por Jacques Lacan em 1966, no texto de abertura da coletânea dos seus Escritos. Nesse pequeno texto, Lacan conduz o leitor por uma série de proposições acerca do estilo, partindo de sua acepção clássica, cristalizada pelo pensamento de Buffon, em que o estilo é o próprio homem, depois passando pela ideia do estilo como endereçamento e, finalmente, chegando à formulação segundo a qual o estilo é o objeto. Buscaremos percorrer esses passos com Lacan, no intuito de melhor compreender os desdobramentos pelos quais nos guia o psicanalista francês. Para tanto, será fundamental analisarmos os principais desenvolvimentos dessa complexa noção em outros campos, tais como a Filosofia e a Literatura, desde seu sentido clássico até a acepção moderna de estilo, que vigorava na década de 1960, quando Lacan publica os Escritos. Tal investigação nos fornecerá uma base teórica para abordarmos a especificidade do estilo no ensino de Lacan. Sua especificidade parece se tornar evidente quando, ao final de seu texto de Abertura, o psicanalista faz o estilo ressoar no campo do objeto próprio à Psicanálise: o objeto a.

Keywords : Estilo; Psicanálise; Literatura; Sujeito; Objeto a.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License