SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Aggressiveness in soccer players: Study with athletes from portuguese teamsMovement of objectivity and subjectivity, mediated for the artistic creation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MULLER, Marisa Campio et al. A prática do auto-exame das mamas em mulheres de uma comunidade universitária. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp.185-190. ISSN 1413-8271.

Dados estatísticos atuais apontam para elevados índices de prevalência e mortalidade em mulheres acometidas pelo câncer de mama (INCA, 2004), o que poderia ser minimizado pela prática do auto-exame, visto que esta se caracteriza como elemento facilitador de diagnóstico precoce. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a prática do auto-exame das mamas em mulheres representantes da população da PUCRS. Para tanto foi utilizada uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), aplicando-se como instrumento um questionário semi-estruturado, em uma amostra de 215 mulheres. Os resultados mostraram que apenas 25% das mulheres pesquisadas referem adotar a prática do auto-exame das mamas periodicamente como cuidado preventivo. O estudo também evidenciou que todas essas mulheres reconhecem a importância desta prática, porém, muitas vezes não sabem ou não lembram de realizá-la, e outras vezes a praticam de maneira inadequada (com relação à freqüência).

Keywords : Auto-exame; Câncer de mama; Diagnóstico precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )