SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Conditional stimulus control, acquisition of conceptual classes and cognitive behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

BRANDAO, Maria Zilah da Silva. Terapia comportamental e análise funcional da relação terapêutica: estratégias clínicas para lidar com comportamento de esquiva. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp.179-187. ISSN 1517-5545.

Os princípios da Psicoterapia Funcional Analítica (FAP) são derivados de uma postura behaviorista radical, cuja idéia básica é que os comportamentos clinicamente relevantes ocorrem na sessão,no contexto da interação paciente-terapeuta. Desta fonna os comportamentos estão sujeitos a intervenção clínica com base na observação e modelagem direta, por meio de reforçamento natural na sessão. O presente trabalho considera a contribuição deste enfoque (FAP) na sistematização de estratégias que enfocam a relação terapêutica, o "aqui e agora" da sessão de análise comportamental. Propõe ainda o estudo de um caso clínico onde o paciente, um homem de 42 anos, com história de algumas tentativas de suicídio, aprende a identificar, analisar e modificar sua esquiva compulsiva de situações difíceis ou "dolorosas" a partir da análise da relação terapêutica. A esquiva é considerada um comportamento clinicamente relevante, uma vez que seu excesso ou déficit pode gerar outros problemas comportamentais. Outras considerações sobre comportamento de esquiva e análise funcional da relação terapêutica são apresentadas, e os resultados destas estratégias são discutidos em termos de viabilidade do método para a pessoa do psicoterapeuta.

Keywords : esquiva; terapia de aceitação; psicoterapia analítico-funcional; tolerância emocional; análise clínica comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )