SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4The psychoanalyst formation and the eternal dream of his regulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Abstract

FILHO, Raul Albino Pacheco. O capitalismo neoliberal e seu sujeito. Mental [online]. 2005, vol.3, n.4, pp.155-173. ISSN 1679-4427.

Utiliza-se o referencial teórico da Psicanálise para se empreender uma reflexão sobre a alienação do sujeito no capitalismo neoliberal de nossos dias. O percurso se inicia por meio da explicitação das concepções psicanalíticas de sujeito e sociedade, destacando-se a importância da castração simbólica na instauração do inconsciente e na inauguração do laço social. Registra-se a presença de uma violência originária que é componente estrutural desse processo, à qual se agregam modos adicionais específicos de violência do capitalismo neoliberal. Busca-se caracterizar dois aspectos especialmente acentuados nos tempos de intensificação contemporânea do neoliberalismo: o 'narcisismo' e a 'perversão' do sujeito, ainda que se deva colocar aspas nos dois termos, na medida em que se trata de noções distintas da concepção usual metapsicológica de narcisismo e do conceito de perversão como estrutura clínica do sujeito. Finalmente, destaca-se a existência de uma imensa produção cultural ideológica na mídia, nas ciências, na filosofia e nas artes, encarregada de oferecer sustentação ao status quo social e de pôr obstáculos ao progresso histórico e à transformação da sociedade.

Keywords : Sujeito; Sociedade; Psicanálise; Psicologia social; Violência; Narcisismo; Perversão; Capitalismo; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License