SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 special issueFrom the Neoliberal Capitalist Discourse to the Subject as UnappropriableThe School Under Attack and the Slow Cancellation of the Future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SOUSA, Alana Rodrigues  and  ROURE, Susie Amâncio Gonçalves de. Os Discursos de Ódio na Contemporaneidade: Da Face Subjetiva à Face Política. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.spe, pp.1542-1559.  Epub May 20, 2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.80416.

O presente artigo propõe apresentar algumas contribuições da psicanálise para entender os aspectos subjetivos e políticos presentes no ódio. No atual contexto sociopolítico brasileiro este afeto tem figurado enquanto discurso predominante e espaços como as redes sociais digitais têm se tornado cada vez mais um campo fértil para a sua propagação e legitimação, sendo por vezes sustentado e fomentado pelo aparato institucional público. Esta pesquisa teve como ponto de partida a releitura e reflexão crítica dos textos freudianos, como os que trazem os conceitos de identificação e narcisismo, centrais para entender o que mobiliza e potencializa a incidência deste afeto bem como seus efeitos na contemporaneidade. Neste percurso foi constatado que o ódio comparece sempre na relação com o outro a partir da intolerância a alguma diferença que representa uma ameaça às ilusões narcísicas do sujeito. Embora seja considerado um afeto constitutivo do ser humano, é também um fenômeno cultural, social e político, podendo tornar-se potencialmente destrutivo para a humanidade quando o objetivo se torna segregar pessoas e grupos a fim de se eliminar as diferenças.

Keywords : discursos de ódio; intolerância; psicanálise; identificação; narcisismo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )