SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número72O diagnóstico: da psiquiatria à psicanáliseJackson Pollock: psicose maníaco-depressiva, corpo e criação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Reverso

versión impresa ISSN 0102-7395

Resumen

SANTORO, Vanessa Campos. Sexualidade feminina: um enigma a ser decifrado. Reverso [online]. 2016, vol.38, n.72, pp.67-72. ISSN 0102-7395.

A partir da indagação de Freud “O que quer uma mulher?”, Lacan contribui para decifrar a posição de feminino na sexuação e a coloca como um enigma a ser decifrado. Usa a escrita matemática nas tábuas da sexuação para tratar o masculino e o feminino, concebidos como lugares e posições nos seres falantes. Nas mulheres há a divisão entre dois gozos: o gozo fálico e o gozo do Outro. A mulher nunca está inteiramente de um lado ou de outro. Como cada sujeito feminino lida com essa participação? A sexuação está aberta a uma escolha, e não à inscrição de formas estabelecidas pela tradição.

Palabras clave : Feminino; Masculino; Modalidades de gozo; Gozo fálico; Gozo do Outro; Apelo ao amor; Amor “mais digno”; Escolha forçada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons