SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número80Psicanálise, sonhos e luto na pandemiaIntolerância na adolescência: a resistência de adolescentes LGBTI+ à homofobia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Reverso

versión impresa ISSN 0102-7395

Resumen

PIMENTA, Arlindo Carlos. A repetição e a transferência na teoria e na clínica psicanalíticas. Reverso [online]. 2020, vol.42, n.80, pp.63-72. ISSN 0102-7395.

O autor faz um estudo da repetição tanto em Freud quanto em Lacan, desenvolvendo os caminhos relativamente paralelos na obra desses autores. Ressalta em Freud o trajeto da recordação (reproduzir) à repetição (agir) e, em Lacan, do simbólico ao real. A virada freudiana com o Além do princípio do prazer (1920) correspondería à viragem lacaniana de 1964 (Seminário 11) e seus desenvolvimentos posteriores (do fenômeno à estrutura).

Palabras clave : Recordar; Repetir; Resistência/transferência; Pulsão de morte; Compulsão à repetição; Repetição simbólica; O Um (S1); Repetição enquanto fato de estrutura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons