SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1La Sombra y el Mal: La paradoja del Arquetipo Central. Un estudio de la Ética por la Psicología Simbólica JunguianaLa muerte y la resurrección del Mesías: La Sombra, el Mal y el Anticristo. Un estudio de la función ética, por la Psicología Simbólica Junguiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Junguiana

versión impresa ISSN 0103-0825

Resumen

BYINGTON, Carlos Amadeu B.. Futebol: a grande paixão do povo brasileiro. Um estudo da Psicologia Simbólica Junguiana. Junguiana [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.231-240. ISSN 0103-0825.

Baseado na Psicologia Simbólica Junguiana, o autor interpreta o futebol como um poderoso sistema simbólico de alto valor pedagógico para estruturar a consciência individual e coletiva com o Arquétipo da Alteridade, que é o arquétipo da democracia. Esta capacidade estruturante do futebol constituiu-se num ritual coletivo de custo irrisório, capaz de elaborar coletivamente a agressividade, a competição, a ambição da vitória e, ao mesmo tempo, coordenar a função ética para absorver a frustração da derrota dentro da união amorosa de cada time. Segundo o autor, é a interação destas emoções, expressando exuberantemente o Arquétipo Matriarcal, que, subordinada às regras do Arquétipo Patriarcal, permite a vivência apaixonante dos arquétipos da Alteridade e da Totalidade. Para concluir, o autor afirma que diante do desequilíbrio cultural que afeta nossa sobrevivência planetária, o crescimento do futebol em todos os continentes, afirma sua raiz arquetípica num mito messiânico e se revela um exemplo de alteridade e de esperança.

Palabras clave : futebol; função estruturante da ética; paixão do povo; pedagogia das emoções; arquétipo da alteridade; psicologia simbólica junguiana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons