SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Subjetividad en la teoría de Winnicott: interioridad, exterioridad y el espacio de transiciónElaboraciones metapsicológicas sobre el trauma y las patologías de déficit. Repensando la clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

SALVITTI, Adriana. A aurora da simbolização: contribuições iniciais de Bion a uma teoria da observação e do pensamento primitivo. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.2, pp.127-138. ISSN 0486-641X.

Na década de 1950 Bion publicou artigos dedicados à clínica da psicose que são conhecidos por mostrarem a pertinência, o alcance e os desdobramentos possíveis dos conceitos de Melanie Klein. Embora a ênfase esteja colocada nos processos patológicos da posição esquizoparanoide, Bion também nota a existência de processos que participam dos primórdios da simbolização nessa mesma posição. Descreve as tentativas da personalidade psicótica de restaurar o ego danificado, bem como o uso comunicativo da identificação projetiva. Essa contribuição teórica é acompanhada de uma abordagem clínica que compõe um esboço das discussões do autor sobre o método psicanalítico nas décadas seguintes, em especial, sobre a importância de o analista observar qual a natureza dos fenômenos e pensar sobre o seu significado enquanto eles ocorrem.

Palabras clave : personalidade psicótica; identificação projetiva; ideograma; pensamento pré-verbal; observação psicanalítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )