SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Test gestáltico visomotor de Bender modificado y test de caras: una evaluación de la validez de constructoEfecto Stroop y sus limitaciones ejecutivas en la práctica neuropsicológica infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Cuadernos de neuropsicología

versión On-line ISSN 0718-4123

Resumen

RUBIALES, Josefina; BAKKER, Liliana  y  MEJIA, Iván Darío Delgado. Organização e planificação em crianças com TDAH: avaliação e proposta de um programa de estimulação. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp.145-161. ISSN 0718-4123.

O Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de origem neurobiológico complexo e heterogéneo que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. É uma das alterações neuroconductuais mais frequentes na infância e na adolescência, é um dos principais motivos de consulta devido a suas dificuldades no rendimento escolar, problemas de afetação da autoestima e agressividade. O déficit primário está associado a uma disfunção executiva, entre as quais se encontra a organização e planificação. O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho em organização e planificação de crianças com e sem diagnóstico de TDAH e apresentar uma proposta de estimulação de acordo a suas necesidades. MATERIAIS E MÉTODOS: A mostra clínica formada por 16 crianças com diagnóstico de TDAH e o grupo controle por 32 crianças sem o diagnóstico, em ambos os casos de 8 a 14 anos de idade e da cidade de Mar del Plata (Argentina). Os instrumentos utilizados para avaliar a organização e planificação foram o subteste Torres de México da Bateria Neuropsicológica Infantil (ENI), e as subprovas Construções de cubos, Completar Objetos e Ordenar Histórias do Teste de Inteligência de Weschler para crianças e adolescentes. A proposta de tratamento inclui 8 seções de estimulação. RESULTADOS E CONCLUSÕES: As crianças com diagnóstico de TDAH apresentaram maior dificuldade na capacidade de organização e planificação que as crianças do grupo controle; a partir do qual se estabelece uma proposta de estimulação, cuja vantagem e originalidade está acentuada na validade ecológica do processo.

Palabras clave : TDAH; crianças e adolescentes; organização e planificação; avaliação; estimulação; validade ecológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )