SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Equivalência de estímulos e o ensino de pré-requisitos monetários para pessoas com deficiência mentalRepertórios acadêmicos básicos para pessoas com necessidades especiais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Bebês de risco e sua família: o trabalho preventivo. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp.107-113. ISSN 1413-389X.

O desenvolvimento infantil pode ser otimizado a partir da identificação precoce do bebê, o encaminhamento para a estimulação sistemática do mesmo e o apoio emocional aos pais, a partir da implementação de um trabalho conjunto com eles. Uma maternidade, que atende prioritariamente usuários do SUS, foi escolhida como o local onde as ações se iniciam. Caracterizados de acordo com alguns critérios (mal-formação, baixo peso, prematuridade, ocorrência de contaminação materna e filhos de mães adolescentes), os bebês são identificados como de risco e são encaminhados para o projeto: "Acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco", no Centro de Psicologia Aplicada, UNESP. Este projeto maior se desdobra em vários projetos de pesquisa e, também, de extensão a esta população. São desenvolvidos projetos junto aos pais de bebês com anomalias craniofaciais e projetos de acompanhamento longitudinal de crianças de risco, entre outros. Os resultados têm mostrado a importância destes trabalhos tanto junto às famílias como com os bebês, otimizando seu desenvolvimento.

Palabras clave : Bebês de risco; Avaliação do desenvolvimento infantil; Orientação a pais; Estimulação precoce.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )