SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Predictores de la calidad de vida en fumadores y abstinentesAraraiana y Combu: un estudio comparativo de dos contextos ribereños amazónicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SOUZA, Lívia Bentes de; MICCIONE, Mariana Morais  y  ASSIS, Grauben José Alves de. Expansão de classes ordinais em pré-escolares. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp.413-428. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2012.2-10.

Pesquisas desenvolvidas têm documentado a formação de classes ordinais em humanos por meio do ensino de sequências independentes. O ensino de sequências por sobreposição de pares (e.g. A1A2, A2A3, A3A4, A4A5) pode ser a base para a formação de relações ordinais intra e entre sequências de forma inequívoca. O objetivo do presente estudo foi replicar o procedimento de ensino por sobreposição com trios de estímulos, a partir da expansão das classes ordinais em três pré-escolares. Foram utilizados dois conjuntos de estímulos: um com numerais cardinais de 1 a 9 e outro com formas não representacionais. Um software foi utilizado na apresentação de estímulos e registro das respostas. Um notebook com tela de 15' apresentava vídeos animados contingentes a cada acerto. Testes de transitividade (ex. 3-5-7 ou 5-7-9) foram apresentados após o ensino por sobreposição com sequências de três estímulos (ex. 1-2-3, 3-4-5, 5-6-7, 7-8-9). O segundo conjunto de estímulos foi apresentado com a mesma sequência de treino e testes. Em seguida, o teste de conectividade foi aplicado. Resultados demonstraram que os três participantes responderam com 100% de acerto na maioria dos testes. Esses resultados também sugerem uma linha de base corretamente programada.

Palabras clave : Relações ordinais; Sobreposição de estímulos; Numerosidade; Pré-escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )