SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Ampliación del repertorio de relaciones arbitrarias por exclusión en Sapajus spEl reto de la construcción cuidado de la salud mental integral en la atención primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CASTRO, Ana Catarina Vieira de; ANDREIA, Marilia Pinheiro de Carvalho  y  MACHADO, Kroger-Costa Armando. A percepção do tempo: contributos do procedimento de bissecção. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.49-70. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.1-04.

Desde o início do século XX que a psicologia se tem interessado pelo estudo experimental da regulação temporal do comportamento, mas esta área de pesquisa, conhecida como timing, só se consolidou a partir da década de 1960. Desde então, vários procedimentos utilizados com sujeitos de diferentes espécies têm permitido identificar as características mais gerais da regulação temporal aprendida. Um destes procedimentos, talvez o mais amplamente utilizado, é o procedimento de bissecção temporal. Este procedimento tem permitido formalizar algumas das propriedades chave da discriminação temporal de estímulos e possibilitado o teste de diferentes modelos teóricos de timing. No presente trabalho, apresentamos uma revisão da bissecção temporal, justificamos a sua centralidade no estudo do timing, descrevemos as variações no procedimento de base, apresentamos os principais resultados obtidos com ele, e identificamos algumas aplicações recentes a participantes humanos.

Palabras clave : Bissecção temporal; discriminação temporal; função psicométrica; ponto de bissecção; timing.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )