SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Asociación entre la percepción de la enfermedad y la ansiedad, la depresión y la auto-eficacia en las personas con VIH/SIDALos juegos de niños y la naturaleza: la investigación de la interacción niño-naturaleza en los parques verdes urbanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

KOHLSDORFI, Marina  y  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Comunicação triádica em pediatria: revisão de literatura. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.609-629. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2016.2-13Pt.

A comunicação triádica em pediatria tem sido foco de pesquisa nos últimos 20 anos, considerando a relevância de compreender este processo para melhorar a assistência em saúde a crianças e adolescentes. Esta revisão sistemática de literatura teve como objetivo analisar 118 trabalhos sobre este tema, publicados entre 2000 e 2012. Os resultados mostram distribuição regular dos estudos ao longo do período, com prevalência de pesquisas em caráter descritivo e com metodologia quantitativa. A literatura enfatiza que a comunicação promove melhores níveis de adesão aos cuidados, melhoria de sintomas e respostas clínicas, comportamentos colaborativos e adaptação ao tratamento, contudo a focalização de habilidades comunicativas triádicas durante a graduação profissional é insuficiente. Destaca-se que a criança é excluída da interação e as demandas individuais por informação devem ser prioridade. São necessários mais estudos sobre intervenções psicossociais e em caráter longitudinal, que possam contribuir para a compreensão do processo de comunicação em pediatria.

Palabras clave : Revisão de literatura; comunicação pediátrica; relação terapêutica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )