SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Comunicación tríadica en pediatría: revisión de la literaturaExpectativas de mujeres embarazadas sobre el parto y sus percepciones acerca de la preparación para el parto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MACHADO, Yasmin Sauer; SCHUBERT, Patrícia Maria Peres; ALBUQUERQUE, Dayse da Silva  y  KUHNEN, Ariane. Brincadeiras infantis e natureza: investigação da interaçãocriança-natureza em parques verdes urbanos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.655-667. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2016.2-14Pt.

Estudos vêm mostrando que o contato com a natureza traz benefícios cognitivos, sociais, físicos e psicológicos para as crianças, influenciando seu desenvolvimento. Nos ambientes naturais, as crianças realizam diversos tipos de brincadeiras e desenvolvem a capacidade de imaginação. No presente estudo, com o objetivo de conhecer a interação criança-natureza nas brincadeiras, foram observadas 30 crianças de dois a dez anos em dois parques verdes urbanos de Florianópolis (SC). Para isso, foi elaborado um protocolo de observação e utilizada a técnica de mapeamento comportamental centrado-na-pessoa. Nos dois contextos, a areia foi o elemento natural mais utilizado nas brincadeiras construtivas. Nessas brincadeiras, as crianças juntavam a areia com potes plásticos, pás ou com as próprias mãos a fim de construir algo. Outros elementos da natureza como a vegetação, a água e a pedra foram observados com menor frequência nas brincadeiras. A vegetação foi utilizada em um dos parques em brincadeira turbulenta de subir em árvore. A água apareceu em brincadeiras turbulentas de esparramar água e jogá-la em outras crianças, e a pedra apareceu em brincadeiras construtivas. Preservar a presença desses elementos em áreas naturais ou incluí-los em áreas planejadas implica na ampliação de oportunidades de recreação para as crianças.

Palabras clave : Psicologia ambiental; desenvolvimento infantil; brincadeiras; natureza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )